sábado, 20 de abril de 2013

Detoxi (detoxificar ou destoxificação) do corpo


O que significa detoxificar ou destoxificação?

É a retirada de substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo, substâncias chamadas de xenobióticos, geradas pelas reações metabólicas, ou ainda provenientes de agentes externos, como agrotóxicos e outros aditivos químicos. O acúmulo de xenobióticos no organismo pode levar a danos significativos devido ao aumento na produção de radicais livres e substâncias carcinogênicas.


Quais os sintomas?


Dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas e mais, até mesmo depressão.


Onde o processo ocorre de detoxi?


Ocorre em todas as células, mas principalmente em órgãos metabólicos, como o fígado e intestino, e glândulas excretoras, sempre necessitando de diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Se há a ausência de nutrientes, o processo de detoxi fica comprometido e substâncias nocivas acumulam-se no organismo. Para previnir este acúmulo, é fundamental que seja feita uma dieta de detoxi periodicamente, além da inclusão de alimentos detoxificantes na alimentação diária.


Alguns dos nutrientes envolvidos na detoxificação são tiamina (vit. B1), riboflavina (vit. B2), niacina (vit. B3), cianocobalamina (vit. B12), ácido fólico, flavonóides, fosfolipídios, vitamina C, glutationa, aminoácidos de cadeia ramificada, magnésio e enxofre. Além desses, aminoácidos, como a metionina, são essenciais, pois estão envolvidos no processo de formação da glutationa, que apresenta importantes funções antioxidantes e detoxificantes.


Em outras palavras, um dos principais objetivos da detoxificação é transformar as substâncias apolares (lipossolúveis) em polares (hidrossolúveis), permitindo sua eliminação através da urina ou da bile e, em menor concentração, no suor, lágrimas, respiração e leite materno.

Quais alimentos são indicados para o processo de detoxificação?


São aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras. Frutas, verduras, ervas aromáticas e água são os alimentos com maior potencial de detoxificação. O azeite extra virgem, raízes (inhame, cará, mandioca), arroz integral, castanhas, nozes, sementes, grãos e leguminosas (feijão, fava, grão de bico e soja, dentre outros) são potentes no processo, ainda mais quando de origem orgânica.

Como elaborar uma dieta detoxi?

A implementação da dieta detoxificante deve ser feita de maneira progressiva, e tem duração média de 3 a 4 semanas, com acompanhamento nutricional.

- Alimentos como o chá verde ou preto, alecrim, alho, cebola, frutas cítricas, frutas vermelhas, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas, peixes, alimentos orgânicos possuem propriedades benéficas ao processo de detoxificação.
- As brássicas, isto é, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor e couve, também são auxiliares para a detoxificação.
- Os flavonóides, do tipo quercetina (maçã, cebola e brócolis) e rutina (limão, laranja e uvas), são antioxidantes que reduzem a formação de radicais livres.
- A curcumina, presente no açafrão da terra, apresenta potentes efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antimutagênicos.

A detoxificação é baseada em três etapas:

- Remover: da alimentação diária alimentos e bebidas que comumente contêm toxinas e alérgenos alimentares: peixes contaminados, glúten, álcool, leite de vaca, carne vermelha, açúcar e amendoim.
- Prover: uma dieta alimentar que supra as necessidades básicas de cada indivíduo. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o jejum não é indicado, pois, neste estado, o organismo libera corpos cetônicos, sobrecarregando o fígado. Também é importante oferecer aminoácidos e vitaminas essenciais para garantir o bom funcionamento deste órgão.
- Hidratar: através de água é extremamente importante para promover a eliminação dos produtos biotransformados, possibilitando a eliminação mais eficiente dos compostos tóxicos que se tornam hidrossolúveis.



Dicas finais:


- É importante consumir alimentos preferencialmente orgânicos e cuidar da higiene dos alimentos  quando for consumi-los.
- Preferir produtos de época e frescos.
- Evitar produtos industrializados, enlatados e comidas congeladas, evitar produtos prontos que contenham excesso de glutamato monossódico e sódio, e evitar ao máximo gordura trans.


Reforçando: é importante que se consulte um nutricionista!


Receita de suco verde detoxi:




2 comentários :