terça-feira, 23 de abril de 2013

Dicas: dicionário do Fashionista - introdução

Garotas, eu estava aqui pensando sobre o que muitas meninas por aí falam sem ao menos terem a certeza sobre o que significa e percebi um montão de palavras sendo usadas de formas incorretas. Para resolver a questão, consultei algumas figuras do mundo da moda e make-up, além de consultar dicionários nas línguas de origem do termo, para sanar quaisquer interpretações equivocadas que possa ser assumida.

Não colecionarei as palavras em uma ordem específica, apenas irei trazendo palavras conforme for pesquisando e encontrando material correto!


Prét-à-porter

Um desfile Prét-à-Porter da C&A
para primavera/verão 2010
Significa "pronto para vestir". Este termo é muito utilizado em desfiles de modas para designar roupas industrializadas, isto é, que já têm moldes para criar roupas em escala industrial, aliando redução de custo no feitio, aceleramento do processo têxtil e de cingimento (costura), além de permitir o acesso popular das roupas da alta costura, sem necessidade de alfaiataria.

Existem no Brasil diversas redes de lojas que vendem roupas prét-à-porter (ou no inglês, ready-to-use), como, por exemplo, C&A e Marisa, em cadeias de grande fornecimento, e M. Officer, Crawford, Colcci e TNG dentre outras,  com um pouco mais de restrição de público.

Prèt-à-Porter da M. Officer
para primavera/verão 2013
Bem, é a típica situação de comprar uma peça de roupa que você provavelmente irá ver alguém usando igual. Mas levanta a dúvida: quanto vale o preço de usar algo exclusivo? Prefiro pagar preço popular para poder customizar um look e tornar-me diferente pela forma de combinar, sendo que o preço de uma peça exclusiva, pode-se muitas vezes comprar muitas outras peças mais pop. Ah... aí tem outro problema: o armário fica abarrotado de coisas xing-ling, bem no estilo cópia da cópia, e chega no fim de semana, você abre o armário e berra: "não tenho o que vestir".



Alta Costura

Desfile de Alta Costura de John Galliano
para outono/inverno 2012
É o contrário dos desfiles Prét-à-Porter, designando desfiles com roupas únicas, geralmente lançando tendências de moda, cores, formas e tecnologias, além de terem sempre formas de roupa bem exclusivas, geralmente não usáveis no dia-a-dia. São peças que são confeccionadas pelo próprio curador, ou por uma equipe próxima a ele, geralmente dando detalhes que contenham a assinatura de tal artista.

São peças consideradas de alfaiataria, sendo produzidas apenas uma de cada, para serem compradas sob demanda.


Desfile Hauté Couture (alta costura) do brasileiro
Carlos Miele para primavera/verão 2013
É a roupa que você experimenta, faz os ajustes e usa apenas uma vez, pois o ajuste foi feito para o corpo naquele estado, para a ocasião certa, em que todos irão perceber a roupa ideal para você usar naquele momento. Se você voltar a usar a mesma roupa, todos irão perceber que você está repetindo figurino e isso pode ser constrangedor para muitas pessoas, ainda mais em eventos mais solenes.




Bom senso, né mulherada. Muitas vezes, o que conta é qualidade, confiança de uma marca, além de se é uma peça coringa para se usar outras vezes, em ocasiões diferentes, ou apenas uma única vez, pelo tipo de exclusividade que a roupa permite.

5 comentários :

  1. Adorei as dicas Lih! Nós mulheres de hoje, temos uma vida corriqueira que nos deixa louquinhas..haha e é preciso cuidar das noites mal dormidas ou da semana estressante. Eu mesma sofro com olheiras e estou na casa dos vinte e poucos ainda...
    Gostaria de pedir uma matéria a você, como utilizar esses corretivos, pois por exemplo, nós brasileiras temos muita miscigenação,então as vezes temos dificuldade para achar a cor do pó, base e corretivo. E ainda, o corretivo ouvi dizer(pode ser mito) que devemos usar uma cor mais escura, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode deixar que vou fazer sim amiga, hoje mesmo estava conversando sobre isso com o Phi...obrigada pela sugestão super beijo

      Excluir
  2. adorei o post,muito bom mesmo .. parabéns, grande beijo!

    ResponderExcluir