segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dicas de beleza - Olheiras

Por que e como surgem as olheiras?

Na região onde existem as olheiras a pele é mais fina e isso faz com que os vasos sanguíneos se tornem mais visíveis, o que promove um tom mais aroxeado na região. Algumas pessoas sofrem com insônia e, devido as noites mau dormidas, acabam ficando com um aspecto de cansaço, formando as "bolsas" debaixo dos olhos, que acontecem pela falta de drenagem adequada dos vasos sanguíneos locais, fazendo com que sustâncias químicas se acumulem na região, provocando uma vasodilatação, o que piora ainda mais o tom escuro das olheiras. Ainda existem outros fatores que podem contribuir para o surgimento e agravamento das olheiras, tais como genética, estresse e a exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada, estimulando a formação de melanina na região afetada.


Tipos de olheiras:

Poucas pessoas sabem, mas existem quatro tipos de olheira. Por isso, é importante procurar tratamento adequado para identificar corretamente qual o tipo e a intensidade.

Exemplo de olheira acastanhada
1. Olheiras Constitucionais ou Acastanhadas:
Caracterizadas pela forma anatômica da face, de tal forma ao globo ocular ser alojado em um orifício mais profundo do que o plano facial, estando recoberto por uma pele mais delicada e fina, criando uma sombra da cavidade.
Exemplo de olheira melânica



2. Olheiras Melânicas:
Causadas pelo acúmulo de melanina, desencadeadas pelo excesso de sol ou estímulo hormonal.
Exemplo de olheira sanguínea



3. Olheiras Sanguíneas:
São arroxeadas devido ao acúmulo de hemoglobina ou de sua degradação (resultando bilirrubina, bilverdina e ferro).

Exemplo de olheira vascular


4. Olheiras Vasculares:
De coloração azulada po conta da retenção de fluídos em excesso, tornando a circulação local comprometida,  agravando-se por fatores como estresse e cansaço.




Como amenizar ou tratar as olheiras?

Chá de camolila em forma de compressa gelada por
15 minutos ajuda a reduzir o aspecto de
cansado, diminuindo as olheiras
Existem várias dicas para amenizar as olheiras, mas noites tranquilas de sono são fundamentais! Além disso, produtos frios promovem uma vasoconstrição, reduzindo a inflamação local, o que ameniza o aspecto arroxeado e cansado.

Mas essas são dicas suaviazam apenas momentaneamente. É importante procurar um dermatologista para avaliar seu caso e orientar um tratamento que seja mais adequado para resultados mais duradouros.


Uso de rodelas de pepino ajuda na
redução das olheiras.
Alguns dos tratamentos dermatológicos para as olheiras são: preenchimento do sulco que se forma na região com ácido hialurônico, aplicação de lasers, ou mesmo creme dermatológicos que contenham em sua composição a vitamina K1, arbutin e ácido kókito dentre outros ativos clareadores.
Procure um profissional especializado para saber
qual seu tipo de olheira e poder tratá-la de forma adequada!!!

(fotos retiradas do acervo da Internet)

Nenhum comentário :

Postar um comentário