sexta-feira, 19 de abril de 2013

Esmaltes indo para o lixo!

Meninas, fiquei muito assustada ao saber que estes esmaltes aí debaixo contêm Tolueno, Dibutil Phthalatea e Formaldeído. As três substâncias são causadoras de alergia, irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório, além de serem relacionados a casos comprovados de câncer.

Hoje em dia, há esmaltes sem os três componetes e estes emaltes geralmente tem a indicação "3free", que siginifica que está livre dos três vilões. A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pelo controle de qualidade dos produtos cosméticos, entre outras atribuções, tem cercado a indústria para reduzirem a quantidade das substâncias, para seguir o modelo europeu de saúde. Lá, não é permitida qualquer quantidade das substâncias citadas por envolverem tantos riscos.

Como saúde não tem preço, prefiro me desfazer de todos os esmaltes que contêm as substâncias, pagar um pouco mais caro por outros esmaltes 3free e ficar tranquila. As marcas que foram para o lixo foram Risquê, Ultimate Glitter, Avon, Ana Hickman, Dote, Adriane Galisteu e tantas outras que tinham pelo menos um daqueles componentes citados.

Todos os esmaltes da marca Colorama são 3free e já existem nas marcas citadas linhas específicas hipoalergênicas que são, entre outras palavras, 3free. Fiquem atenta e leiam a composição dos esmaltes que vocês têm.


Entenda o que é 3free 

"Se você é uma fiel adepta de esmaltes, certamente já deve ter notado uma nova denominação nos frasquinhos à venda nas lojas brasileiras: 3 free. A nomenclatura – que aparece nas marcas populares ou luxuosas - sinaliza a ausência de DBP, tolueno e formaldeído, trinca de ingredientes comumente presente em esmaltes e que, segundo os médicos, têm altíssimo potencial alergênico. “Em geral, a alergia ocorre principalmente por causa do tolueno e do formaldeído”, explica Fernanda Tassara, dermatologista do Rio de Janeiro. O último, inclusive, tem o uso controlado na fabricação de cosméticos no Brasil. A Anvisa permite apenas 0,2% em produtos de beleza. “A substância pode causar irritação nos olhos, incluindo reação alérgica nas pálpebras – local mais comum de reação a esmaltes – e problemas respiratórios, além de ser cancerígeno”, completa. Você pode não ser alérgica a esmaltes, mas apresentar uma reação em alguma visita à manicure. Os primeiros sintomas são leve coceira nas pálpebras ou nos dedos, seguida de vermelhidão. Pode ser facilmente confundida com um breve ressecamento da pele. Se os sintomas persistirem, vale fazer uma visita ao dermatologista. 

Mas, afinal, é possível substituir o formaldeído nos frascos coloridos? Sim, na indústria cosmética existe uma série de substâncias que não são potencialmente irritantes e minimizam os riscos, sem perder a qualidade do produto. Os motivos pelos quais eles continuam a ser usados na maioria dos esmaltes é que ajudam a manter brilho, consistência, fixação e durabilidade. O DBP, ou Dibutyl Phthalate, é usado como plastificante e aumenta o brilho e flexibilidade, enquanto o tolueno (derivado do benzeno), é o solvente tradicional do esmalte. Por fim, o formaldeído, substância que compõe o formol, está presente em algumas resinas do esmalte para aumentar a aderência, o brilho e durabilidade do cosmético. 

Os efeitos mais comuns da exposição ao DBP são irritações nos olhos, pele e sistema respiratório. Já o tolueno – alternativa muito comum na produção dos esmaltes por causa do baixo custo – penetra rapidamente pela via respiratória, causando irritação. O custo de substituição destes itens pode acarretar em um pequeno aumento de preço nos vidrinhos que amamos. Para a parte da indústria que já carimba o 3Free nos seus esmaltes, este acréscimo representa muito pouco perto do que vale a preservação da saúde das mulheres." 

Fonte: Boainformacao.com.br
Fotos: Phil Wagatsuma

2 comentários :

  1. Ah !!!! E a maioria das mulheres não sabem !!!! Durante a gravidez não se pode usar esmalte ....
    Com os respectivos ingredientes ... DPB ... Que em muitas mulheres ... (não sei dizer exatamente o quanto) afetam o desenvolvimento do feto ...
    Portanto meninas optem por esmaltes sem esses malefícios ....
    BJCS ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH!! Que interessante...muito obrigada por compartilhar essas informações com nossas leitoras. beijoss

      Excluir