terça-feira, 7 de maio de 2013

A cozinha tradicional Japonesa

Hoje o post é dedicado ao amantes da culinária japonesa e àqueles que acreditam que a cozinha japonesa se resume a peixe cru. Vou lhes apresentar a um mundo de delícias. Vamos juntos?

A culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, que se pronuncia "nirron riôri", ou 和食, washoku, que se pronuncia "vachôcu") sofreu mudanças de acordo com as transformações políticas e sociais no Japão, mas sempre deu importância a qualidade e sazionalidade dos alimentos.

:: Arroz ::

Tigela tradicional para comer shiro gohan
Ao contrário do que muito pensam, base da culinária japonesa no dia-a-dia é o arroz branco (白ご飯, shiro gohan, "chirô gorran") e as sopas, e não o peixe cru. Sem o arroz do tipo japonês, as refeições não seriam consideradas completas pelos japoneses, e as sopas ajudam a enfrentar o frio e alimentar de forma leve e saudável. Tanto que qualquer outro prato, sejam peixes, carne ou legumes, são considerados acompanhamentos.

Os japoneses costumam ter nas refeições, como acompanhamento, peixes, alguns tipos de legumes empanados, alimentos em conserva, alguns alimentos com tempero agri-doce, cogumelos (椎茸, shiitake, e 占地, shimeji, dentre outros), futos do mar, algas (海苔, nori), vegetais e alimentos a base de soja.

Além disso, o arroz japonês é famoso por seu jeitinho grudento, mas isso é facilmente compreendido entendendo-se os utensilhos que eles utilizam para comer: hashi.

:: Hashi ::
hashi

O utensilho utilizado nas refeições chama-se Ohashi (お箸, ohashi, "orráshi") que é de origem Chinesa (kuàizi) e consiste em dois bastões de madeira, metal ou plástico, usado para pinçar ou arrastar o alimento.

Com a prática e treino, nota-se a vantagem de se utilizar hashi para o preparo dos alimentos, principalmente dos vários tipos de macarrão da culinária oriental.

:: Macarrão ::

Os japoneses também possuem o hábito de consumir macarrão. Existem alguns tipos tradicionais como:
Bifum

:: Bifum (ビーフン)

Feito de farinha de arroz, este tipo de macarrão bem fino de origem chinesa é muito apreciado com legumes em um tempero agridoce, geralmente servido frio, ou em sopas.



Sobá

:: Sobá (蕎麦)
Feito de farinha de centeio, macarrão fino e de coloração escura, fica excelente em pratos com legumes e carnes diversos, como o próprio yakisoba.

Udon

:: Udon (うどん)
Feito por sua vez de trigo branco, mais grosso que os demais tipos, mais frequente em ensopados com legumes, alimentos de base de soja, peixes e frutos do mar.



:: Tempero ::

Os tempero mais utilizados na culinária japonesa são:
Shoyu


:: Molho de soja (醤油, shoyu, "chô-iú"): é utilizado para salgar e dar cor aos alimentos. Tome cuidado ao usar, pois uma colher de sopa de shoyu pode conter quase 100% das necessidades diárias de sódio de um adulto.






Pasta de soja
:: Pasta de soja (味噌, miso, "missô"): é um ingrediente que é a base da preparação das sopas japonesas. É produzida a partir da fermentação da soja, cevada e arroz, altamente nutritiva. Deve-se tomar cuidado com o excesso, pois também contém bastante sódio em sua preparação. Existem variações de sabor, coloração e textura do miso tradicional japonês, sendo característicos da região onde é produzido.

Hondashi: literalmente,
significa verdadeiro tempero,
e é uma marca registrada




:: Pasta de peixe (出汁, dashi): Ele é muito utilizado como o nosso caldo de galinha, para dar sabor e temperar pratos cozidos. Este tempero é principalmente utilizado para dar mais sabor às sopas japonesas, sendo comum associá-lo a outros outros anteriores.


Furikake e o seu uso




:: Furikake: mistura de alga seca, flocos desidratados saborizados (legumes, ovo ou peixe) e outros concimentos para se colocar noa shiro gohan.

Glutamato monossódico


:: Glutamato monossódico: sal sódico que acentua o sabor umami. Umami é reconhecido como o quinto tipo de sabor (os outros quatro são salgado, doce, azedo e amargo), que está presente em todo alimento saboroso.

Wasabi verdadeiro



:: Wasabi (山葵, wasabi, "wassabí"): Tempero preparado a partir de mistura de ingredientes (o wasabi verdadeiro é raro e difícil de ser comercializado) como mostarda, raíz forte, corantes e aditivos, para deixar o mais próximo do paladar original. Sua propriedade é dar um sabor picante, mas nada parecido com sabor de pimenta. O wasabi verdadeiro é um condimento único, que tem propiedades medicinais.


Existem muitos outros ingredientes, tais como gengibre (shoga), cebolinha (rakkio), alho-poró (nira), umeboshi e outros tipos de tsukemono etc.


:: Pratos ::

Existem muitos outros tipos de pratos na rica culinária jonesa, dentre eles os tradicionais e mais conhecidos:
Yakisoba

:: Yakisoba: macarrão tipo soba, com carne e legumes refogados, tendo como molho base o shoyu e também pode-se utilizar óleo de gergelim.






Sushi


:: Sushi: considerado o fast-food japonês, é preparado com arroz temperado com vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou frutos do marvegetais, frutas ou ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi.



Sashimi




:: Sashimi: uma iguaria da culinária japonesa, com peixes e frutos do mar frescos e fatiados em pequenos e finos pedaços e servidos com molho shoyu, ou wasabi e também com gengibre fresco ralado.



Mochi


:: Mochi: Bolinho de arroz glutinoso moido em pasta, podendo ser servidos salgado e doce (nesta variação, é comum o mochi ser recheado com doce de feijão yokan).


Sekihan


:: Sekihan: arroz cozido com azuki (um tipo de feijão).


Yakimeshi







:: Yakimeshi: Um risoto frito de arroz japonês, legumes e carne de porco picados e ovo. No chinês, é chow fan.

 


Além dessas, existem muitas outras delícias, como tempura, nikuman, tenpan etc.
 

:: Bebida ::

Saquê
Costuma-se beber chá verde (緑茶, banchya, "banchá") como digestivo ou até mesmo saquê (em japones 酒) aquecido, uma bebida alcoólica destilada a partir do arroz, durante as refeições.








Ai, ai...depois de tantas delícias, fiquei com fome... hehe, vamos comer? 


Itadakimasu!!



Até o próximo post!!!

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Também adoro! É muito bom!!! E saudável! Você gostou do post? Se sim, que bom! Compartilhe! E espero que tenha aprendido coisas novas! bjbjbjbj

      Excluir