terça-feira, 3 de maio de 2016

Dicas: dicionário do Fashionista 05

Olá, mundo Fashion Lih!

Eu estava conversando com minha amiga cabeleireira Talita sobre tinturas para cabelo e surgiu uma dúvida tão boba, mas que me permitiu vir aqui escrever este post. Vocês sabem como se pronuncia a marca Keune? Claro que não será o post apenas para lidar com essa marca holandesa, mas também em trazer uma luz sobre alguns dialetos dos fashionistas, de como pronunciam algumas marcas.

A forma de se pronunciar algo não é consenso, uma vez que algumas palavras são neologismos, siglas ou mesmo contrações de outros termos, o que pode criar sotaques em cima de algum termo, e geralmente algumas famosinhas do meio blogger batem o pé para assumir que a forma correta é a delas, quando podem ser aceitas as variantes pela influência popular local, ou mesmo por achismo. E não é necessário usar esse post para esfregar na cara de alguém que fala como se lê. Muitas vezes é por desconhecer a origem da palavra ou do idioma que muitas pessoas tomam a forma lida ou ouvida como a verdadeira (isso porque já presenciei vários micos fortes de youtubers na hora de comentar sobre um ou outro produto, errando até a nacionalidade do nome para justificar a pronuncia fajuta).


Produtos da Keune que utilizei em meu cabelo

:: Keune Haircosmetics ::

Para esquentar a discussão, Keune (fala-se "côi-nê"). É uma empresa dos Países Baixos, ou mais popular Holanda, fundada nos idos dos anos 1920 por Jan Keune (se pronuncia "ian côinê"), e confesso que, quando eu conversei com o amigo Wellington, ainda pensávamos que tivesse origem alemã. E, como curiosidade, a língua falada lá é a neerlandesa! A língua holandesa é apenas um dialeto, mais especificamente da língua falada nos Países Baixos, sendo que na Bélgica também se fala o flamengo, outro dialeto da língua neerlandesa.


Alguns produtinhos da M·A·C que possuo

:: Make-up Art Cosmetic ::

Outra marca que gera muita discussão é a M·A·C. Sim, pois nos EUA há uma pronuncia principal que foi exportada para vários outros lugares do mundo, como "méqui". Uma explicação para essa popularização de pronuncia se deve aos sobrenomes de origem irlandesa Mc, ou Mac, como o dito no McDonald's pelo interior dos EUA. Porém, estudando um pouco mais sobre a origem, M·A·C, ou MAC, é abreviação de Make-up Art Cosmetic (cosmético de maquiagem artística, em tradução livre) e a empresa é de origem canadense, que nasceu em 1984, na cidade de Toronto, província de Ontário, na região de língua inglesa do Canadá. A pronúncia segue então o nome da marca no "Art", com o "A" sendo dito de acordo com o sotaque local, quase um "ä", ae, numa puxada mais para o britânico. Porém, se quiser falar "méq", não é errado. Porém, se preferir uma pronúncia mais condizente com a origem, fale "mäc", com o "c" bem seco, finalizado mesmo, quase um "mëc'", com um a com som de "é". Ou pode pender para o A bem britânico, do jeito mais pronunciado da marca lá no continente velho, quase um "mãc", curto e seco. Apenas não cometa a gafe de estender o nome, no sonoro "mééé-quí", que ouço muitas blogueiras brasileiras falaram.


E aí, você se arriscaria em saber exatamente como se pronuncia?
Além dessas duas empresas, há muitos produtos e outras mais marcas que geram dor de cabeça na hora de pronunciar ou de se ouvir, principalmente em se lidando com algum estrangeiro. O importante é buscar não se influenciar demais por aportuguesação dos termos, nem por querer impor uma fonética por alguém que se gabe por ter estado lá e diz que é assim e pronto. Mas é divertido encontrar as variantes de cada jeito de falar!

E vocês têm dúvidas sobre outras marcas ou produtos, de como se pronuncia? Há tantos equívocos em nomes como Dove, L'Oréal, Adidas, Onodera, Ikesaki, Estée Lauder, Sephora, Le Lis Blac, Marchetti, Archy e por aí vai! E me divirto quando ouço a Maybelline sendo dito "meibi-láine"...! Caso queiram saber mais sobre a Maybelline, veja no post que fiz Conhecendo sobre Máscaras para Cílios.

Encontro vocês no próximo post e em todas as outras principais redes sociais. Só procurar por FashionLih!

Sejam sempre bem vindos ao mundo Fashion Lih!


3 comentários :

  1. Fashionlih também é cultura!!!😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!! Como é bom ver um comentário seu por aqui!! Obrigada por nos acompanhar, esperamos que esteja gostando dos conteúdos do Blog. Seja sempre bem vinda! Bjs no coração.

      Excluir
    2. Ah!! Como é bom ver um comentário seu por aqui!! Obrigada por nos acompanhar, esperamos que esteja gostando dos conteúdos do Blog. Seja sempre bem vinda! Bjs no coração.

      Excluir