sábado, 7 de maio de 2016

Dia das Mães 2016

Olá Mundo Fashion Lih!

Ser mãe é incrível!
Chega começo de maio e o tema volta a ser explorado a ponto de ninguém mais dar importância, mas que para mim é algo demais de especial. O post de hoje é dedicado as mamães. Não poderia deixar de prestar minha homenagem a todas as mães, mulheres guerreiras, protetoras e companheiras de seus filhos, pois faz três ano que bem sei o que é ser mamãe e como é incrível ver meu bebê chegando com alguma lembrança por estar em minha vida, transformando uma mulher em mãe!

A palavra Mamãe tem origem nas línguas Indo-europeias, nascidas ali na região do que hoje conhecemos como Turquia. A partir dos dialetos que foram se especializando em línguas ao longo dos anos e das regiões, originaram-se outras palavras em outras línguas e localidades, como madre (no espanhol e italiano), mère (no francês), mat (мать, do russo), māte (do letão), mayr (մայր, do armênio), mitéra (μητέρα, do grego), moeder (holandês), Mutter (alemão), màthair (escocês) e mother (inglês), além de muitas outras mais línguas.

Mãe é aquela que gera a vida em seu ventre, que cria com amor filhos que não são de seu ventre mais sim de coração, cuida, ampara, da carinho, amor, proteção, afeto, renuncia a si própria, transmite força e sabedoria através de seus conhecimentos.


:: História do dia das Mães ::

A comemoração dessa data tem origem mitológica, na Grécia Antiga, através de uma festividade em homenagem a Rhea, conhecida também como Cibele (da mitologia romana), considerada mãe dos deuses e, portanto, mãe da Grécia. Posteriormente era realizada nos idos do mês de março em toda Ásia Menor, ou Anatólia, ou península anatoliana, ou parte da Turquia asiática.
Anna Maria Revees Jarvis
Porém, a idealizadora que "popularizou" a data foi Anna Maria Reeves Jarvis, uma metodista que, dois anos após ao falecimento de sua mãe, criou um memorial em homenagem póstuma e, em 12 de maio de 1907, deu origem a uma campanha pra que o Dia das Mães fosse reconhecido como feriado. Essa campanha só obteve sucesso em 8 de maio de 1914, através do Congresso Americano nos Estados Unidos e do presidente Thomas Woodrow Wilson, que instituiu o feriado comemorativo sendo o segundo domingo de maio. Assim, o primeiro dia das Mães foi comemorado no dia 9 de maio de 1914 nos Estados Unidos.

No Brasil, no 5 de maio de 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido de um grupo de feministas, que acreditavam na importância da participação da mulher na sociedade, oficializou a data no país como também sendo o segundo domingo do mês de maio, comemorado então a partir do dia 8 de maio de 1932, segundo domingo de maio do ano citado.

Existem outras datas comemorativas em outros países em dias ou períodos fixos no calendário, ou com datas variáveis no mês, como, por exemplo, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de maio.


Ensaio grávida de sete meses

:: Minha experiência como mãe ::

Há 3 anos e alguns meses, realizei um dos maiores sonhos de minha vida, o de ser mãe! Há 4 anos mal eu sabia que carregava dentro de mim o que me daria um novo sentido da data comemorativa das mães.

Foi maravilhoso desde o teste de gravidez positivo. Eu amava cada sensação diferente em meu corpo, as mexidinhas na barriga e me sentia, e ainda me sinto abençoada por receber essa Graça. Havia os momentos de enjoo, de montanha-russa de emoções, de desejos intensos e de sensibilidade aflorada. Houve o inchaço, cansaço extra e gastos nas lojas em busca de roupas mais confortáveis, tanto para mim, quanto para quem estava se preparando para chegar. Era emocionante olhar cada outra criança nos carrinhos e bebês-conforto, rir com a esperança de sentir o cheirinho inconfundível da primeira infância, sonhar como seria que eu me comportaria em cada momento da presença daquele me faria chorar em cada emocionante descoberta.

Sim, cada fase é uma nova descoberta. A cada avanço no desenvolvimento de um filho, uma alegria. Mesmo com as preocupações e quilos extras, passei a dar importância a detalhes que antes passavam totalmente despercebidos. E, aos poucos, sentindo cada movimento e emocionando ainda mais na expectativa de senti-lo nos meus braços, ele foi ficando maior. Mudou tudo. Ele nasceu e pude de fato me chamar de mãe!

Foi e é maravilhoso poder acordar todos os dias mesmo que muito cansada e esgotada de noites mau dormidas, embalando para aquele serzinho tão frágil para aliviar suas cólicas ou mesmo para um simples ninar e poder contemplar aquele rostinho lindo e cheio de pureza e ternura.


Época em que começam a balbuciar as primeiras
palavras é emocionante demais
E como foi maravilhoso ouvir a primeira vez em que meu filho disse "mamam", numa tentativa de falar mamãe. E o primeiro "mamãe eu te amo"! A emoção transborda só de lembrar! Ser mãe foi, é e sempre será a melhor experiência de minha vida.

Com meu filho aprendi e aprendo todos os dias muitas coisas. Aprendi, por exemplo, a entender melhor o sentido do amor incondicional. Sim porque amamos incondicionalmente nossos rebentos, independente do que façam ou de qual idade tenham. Sempre os amaremos.

E aprendi o quanto sou grata a minha mãe por ter passado tudo o que passo com meu filho e por tudo o que me ensinou para não passar a meu filho. Hoje, sou mãe consciente de que sou filha.

**Para você que deseja ser mãe, lembre-se de que não basta apenas colocar um filho ou filha no mundo. É preciso estar preparada. Ter um filho implica em ser responsável, assumir um compromisso verdadeiro e leal, e é uma decisão que deve ser pensada com muita seriedade. Mas, mesmo assim, se você ainda não é mãe e sente vontade, não desista. Ser mãe é sacrificar-se, mas também é ser recompensada todos os dias.**
Pretendo seguir com uma série aqui no Blog que provavelmente será chamada de Conselhos de uma mãe.

Para rever o outro post para o dia das mães, veja Ser Mãe, e primeiro vídeo que gravei para o dia das mães, acesse :: Fashion Lih :: Feliz dia das mães!

E aguardo vocês no próximo post e nas outras redes sociais FashionLih!

Sejam sempre bem vindas ao mundo Fashion Lih!

Um comentário :

  1. Amei o post <3 seu filho é lindo Lih
    um mega bjoo
    www.theangelsdiary.com

    ResponderExcluir