quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cuidados com a pele durante o inverno

Olá, Mundo Fashion Lih!

Que tal falarmos sobre um assunto importante, mas não muito levado em conta? Os cuidados que devemos ter com nossa pele, não só do rosto, mas também com o corpo todo, durante o inverno.

Há tantos que consideram esse período do ano como o mais chique e elegante, já que se pode vestir peças de roupas com maior classe e esconder imperfeições que causam inquietude mental quando ficam à mostra, por exemplo, quando usamos roupas mais curtas para enfrentar o calor. Mas, com a chegada das temperaturas mais amenas e frias, percebemos mudanças visíveis não só em nosso look, mas em nossa pele, principalmente em cidades mais frias das regiões mais meridionais do Brasil, isto é, Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, onde as temperaturas tendem a ser bem menores da média nacional na mesma estação.


:: A Pele ::

Existem vários tipos de pele, sendo 16 tipos classificadas modernamente quanto a hidratação, a oleosidade, a pigmentação e elasticidade, de acordo com o Sistema Baumann, e cinco tipos mais comuns classificadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, quanto a hidratação, oleosidade e sensibilidade. Porém, este post irá se dedicar a falar de forma geral para todos tipos de pele.

As principais mudanças perceptíveis em nossa tez são ressecamento, descamação e aspereza, por diversos fatores, tais como vento (que retira umidade protetora da pele), frio e umidade (que estimulam mais ou menos algumas glândulas), aglomeração em ambientes fechados, (favorece o "compartilhamento" de secreções corporais voláteis através de espirros, tosses etc.), longos banhos quentes, permanência em áreas com aquecedores, estresse, alimentação pesada, baixo consumo de líquidos hidratantes, disfunção hormonal e o uso de maquiagens e produtos dérmicos inadequados, além do uso de roupas, acessórios, cobertores, lençóis e mais itens guardados por longos períodos ou reutilizados sem limpeza adequada, práticas comuns nessa época do ano. Em alguns casos, pessoas que possuem uma maior oleosidade epitelial, pode sofrer um acréscimo da produção sebosa durante o inverno, agravando os quadros de Eczemas e Dermatites Atópica, de Contato e Seborreica, esta última sendo a descamação da pele causada por excesso da oleosidade e vermelhidão local, geralmente localizada nas laterais do nariz, supercílio, orelhas e mais frequente no couro cabeludo, o que faz muitas pessoas confundirem com caspa.

A caspa é geralmente é causada por fungos que se proliferam na umidade capilar e nada tem a ver com oleosidade do couro cabeludo, e a seborreia é acometida por disfunção glandular sebosa em várias regiões do corpo.

:: Ressecada ::

Pele ressecada vs hidratada
Identificar a uma pele ressecada pode levar alguns momentos e para uma avaliação certa é importante a análise profissional, mas há alguns indicativos, como rachaduras, descamação, aspereza, coceira e vermelhidão.

Com o frio, muitos tendem a se encapotar, vestir mais roupas e se proteger como puderem, da cabeça aos pés. Mas há áreas e situações em que não há cobertura, deixando a pele exposta ao ambiente, agravando a sensação de desconforto pelo ressecamento. Se a aparência da pele estiver ressecada, pode ser devido a insuficiência de água na epiderme (camada superficial da pele) causada por algum dos fatores citados anteriormente. Homens e mulheres são igualmente afetados em todas as faixas etárias, porém, neo natos tendem a sofrer mais com as perdas de água, e pessoas mais idosas têm diminuição da produção da oleosidade natural da pele. Algumas afecções da pele, como psoríase, alergias ou distúrbios hormonais, e o uso de diuréticos podem contribuir para o ressecamento maior da pele.


:: Para o corpo ::

Para aliviar os sintomas da pele ressecada, evite tomar banhos muito quentes, o que estressa a pele, fazendo que os poros fiquem dilatados, perdendo umidade, além de remover a proteção lipídica superficial.

Se usar algum tipo de esfoliação, é de extrema importância hidratar bem a pele, apesar de que o ato não ajude a recuperar totalmente a pele, sendo necessária a reaplicação pelo menos mais uma vez ao longo do dia.

Áreas que costumam ressecar mais, nessa época do ano, como pés, joelhos, mãos e cotovelos devem ter um cuidado extra, com uso de hidrantes específicos para tais áreas.


:: Para o rosto ::

A parte mais exposta ao frio, o rosto requer alguns cuidados extras para que se mantenha saudável, sem ressecamento. Por ser uma área que recebe diretamente os castigos em todas as épocas do ano, recomenda-se lavar de preferência com água fria a morna, poucas vezes ao dia para evitar o ressecamento, utilizando-se após hidratantes que contenham em sua composição ácido hialurônico ou felúrico e vitamina C, lembrando-se de que muitas vezes cobrimos parte do rosto com cachecóis e gorros nem sempre limpos do inverno anterior, com agravante do suor que tais peças podem causar.
Filtro solar sempre, já que mesmo no inverno sofremos agressões dos raios UVA e UVB.

:: Maquiagem ::

Como essa fase do ano é mais chique e mais misteriosa, elegante, muitas pessoas recorrem também às maquiagens com tons mais fechados, carregando no contraste com a pele menos bronzeada. E, antes de mais nada, é importante fazer esfoliações, manter a pele tonificada e bem hidratada.

Escolha de preferência cosméticos para esse tipo de pele, produtos mais cremosos e hidratantes, geralmente com acabamento translúcido ou perolados, o que ajuda a camuflar o aspecto mais ressecado ao diminuir o acúmulo de produto em fissuras epiteliais, o famoso craquelamento.


:: Tratamento profissional ::

As peles ressecadas tem solução! Nada que aproximadamente 10 sessões de hidratação facial não resolvam, depois de constatada o estado ressecado da pele, por conta do frio.

O processo inicia-se com esfoliação e tonificação profissionais. Para que haja uma melhor ação dos nutrientes do cosmético aplicado a pele, faz-se conjuntamente uma ionização, o que faz que os íons do produto migrem pelos folículos pilo-sebáceos (ou simplesmente poros) para o preenchimento com moléculas estruturais, o que permite uma tez rejuvenescida. Em seguida aplica-se a máscara hidratante adequada para o tipo de pele em tratamento.

São sessões que duram em média 60 minutos, sendo eficaz também no retardo do envelhecimento precoce da pele.

Utilize óleos com estratos naturais na face durante a noite, dando preferência aos orgânicos e extra virgens, como o óleo de coco ou azeite de oliva, para manter a umectação da pele.

:: Oleosa ::

Pele brilhosa pode ser indicativo de oleosidade excessiva
Perceber uma pele oleosa é fácil e rápido. A pele tende a ficar lustrosa, brilhosa, mas sem viço, sem vitalidade, com aspecto e toque gorduroso e escorregadio.

No inverno, a pele tende a proteger o organismo reduzindo a produção do suor e aumentando do sebo natural, para evitar a perda de líquidos contra as agressões ambientais, como o vento frio e cortante vindo do sul, pelas frentes frias anunciadas na previsão do tempo do telejornal noturno, e para ajudar a manter a temperatura corporal. Algumas vezes, a alimentação desregrada associada ao consumo de alimentos muito gordurosos e à higienização inadequada, a pele pode produzir sebo excessivamente. Por conta da exposição excessiva ao sol, o quadro tende a se agravar.

Mas o quadro da oleosidade excessiva pode também ter origem em distúrbios hormonais, por estresse ou influências genética, o que acaba afetando cerca de 90% das mulheres em algumas fases da vida (homens também são afetados, apesar de em menor proporção). E para amenizar e controlar a situação, é recomendável que sempre se utilize produtos específicos para o caso, como os de composição oil free (livres de óleo), assim reduzindo a sensação oleosa pela produção sebácea da pele.

A higienização inadequada mencionada pode ser pela limpeza excessiva utilizando produtos para redução da oleosidade epitelial. Como o organismo interpreta isso como uma agressão, ele tende a se defender produzindo ainda mais o que está em falta, no caso, o sebo, saturando a pele de oleosidade.

:: Para o corpo ::

Para quem sofre de excesso de oleosidade, indica-se a aplicação de hidratantes que sejam oil free, já que também a pele necessita de hidratação no inverno, e deve-se evitar esfoliações, que tendem a estimular a produção sebácea. Além disso, recomenda-se o uso de sabonetes suaves e, mesmo que depois do banho a pele pareça um pouco ressecada, orienta-se que aguarde até que a oleosidade natural da pele retorne, o que deve ser depois de alguns minutos, antes de aplicar outros produtos de higiene.
Para evitar outras complicações decorrentes do excesso de oleosidade corporal, recomenda-se a higienização adequada das peças de roupas, incluindo as de cama e de banho, evitando a proliferação de microrganismos nocivos à saúde em geral, principalmente da pele.

:: Para o rosto ::

Se não estiver em tratamento acneico, a tez facial tende a ter cuidados análogos ao corporal. Mas, já que tomar banho frio não dá, que seja apenas o rosto com água fria, duas vezes ao dia com sabonetes específicos para região da face. Usar tônico adstringente também é o passo a ser seguido. E hidratar, de preferência com produto oil free. Importante não esquecer de aplicar filtro solar que seja também oil free.
Deve-se evitar passar a mão na face para não espalhar ainda mais o sebo e favorecer o aparecimento de cravos e acnes. O ato também estimular ainda mais a produção de sebo.

:: Maquiagem ::

Afinal, então, o que usar de make? Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre mulheres que possuem pele oleosa, pois ficam inseguras quanto ao brilho excessivo da pele e de não se ter um efeito tão bonito nem duradouro. Mas para que isso não ocorra, basta optar por produtos que tenham acabamento mate, o que ajuda a controlar o brilho da pele com maior fixação.
Lembre-se de que se deve remover sempre a maquiagem antes de dormir e evite usar demaquilantes bifásicos, sendo recomendados apenas para a região dos olhos. Para remover o restante da maquiagem facial, utilize os cuidados para o rosto.

:: Tratamentos profissional ::

Segundo Dermatologistas, para esse tipo de pele, a melhor opção continua sendo os Peelings, em especial os de ácido mandélico, retirado do extrato de amêndoas amargas. Ele é indicado por ser suave, não ser reativo à luz solar, combater melasmas e tratar de acnes e pode ser aplicado sem intervenção médica, isto é, pode ser aplicado na frente do espelho do banheiro de nossa casa, diariamente.

Outra boa opção é o Laser de CO2, que remove a camada de pele danificada e estimula a produção de colágeno na derme e epiderme. Mas esse é relativamente mais caro e é feito em centros médicos estéticos.


:: Lábios ::

Lábios com ressecamento e rachadura
Quem mais sofre com o frio são algumas extremidades como dedos, principalmente os dos pés, orelhas e lábios. Com o clima mais frio e exposição ao vento, é natural que os lábios se ressequem, ainda mais quando a língua passa saliva para aliviar a sensação ardida do vento frio contra essa pele tão sensível. Mas esse ato de salivação pode causar ainda maior ressecamento e proporcionar ainda maior descamação e queimadura pelo frio. Esse maior ressecamento muitas vezes é acompanhado de rachaduras nos sulcos labiais, com descamação e até sangramento. Afinal, quem não puxa a pele descamada do lábio com os dentes? Eu faço, confesso. Mas não deveria.

Manteiga de cacau é um excelente hidratante labial
Para evitar acontecer tragédias do gênero, já que fico impossibilitada de beijar, o que é realmente muito ruim, o uso de batons cremosos tendem a ser uma boa opção para a hidratação nos momentos de exposição ao clima mais frio.

Sim, o processo de proteção dos lábios segue ritual similar ao do corpo e rosto ressecados. Esfoliação, hidratação e reaplicação ao longo do dia, com produtos indicados para essa área sensível. Há produtos em lojas de cosméticos na área dos cuidados para a boca, ou em farmácias mesmo, geralmente na parte dos batons. Mas a esfoliação labial não é ainda muito uma unanimidade por falta de instruções e de produtos acessíveis.

Uma forma de se fazer uma esfoliação não agressiva nos lábios é utilizar um pouco de açúcar em uma escova de dentes umedecida sem pasta dental, passando sobre os lábios em movimentos leves e circulares. Após, enxaguar e aplicar algum protetor labial com função hidratante. Pode ser a famosa manteiga de cacau, ou mesmo apenas o batom de sua preferência. Há batons atualmente com fatores contra o ressecamento e proteção UV solar.


:: Cuidados Gerais ::

Se a situação ficou crítica, é possível que alguns cuidados não foram tomados. Em linhas gerais, manter a hidratação corporal sempre adequada é uma das melhores formas de se manter a pele saudável em qualquer período do ano. E uma dica que muitos passam é de que não se deve esperar ter sede para se tomar um gole ou mais de água. Se for preciso, coloque um pequeno alarme no celular para a cada duas horas dar um sinal de se tomar um copo de água.

A alimentação é outra forma de se ajudar a pele se manter bonita. Balancear a alimentação saudável é uma prática que exige um esforço maior, ainda mais para famílias não acostumadas. Mas os avanços na saúde são tão válidos que compensa o desafio! Lembre-se de que para que sua pele fique boa (incluindo unhas e cabelos) vem do tratamento através da boca, isto é, do que se ingere diariamente na alimentação. Por isso, não caia no papo de que a nutrição da pele ou cabelos ou unhas podem ser feitos com produtos tópicos, ou seja, produtos passados e espalhados nesses locais, externamente, não farão que crescerá mais ou evitará a queda ou que irá renovar definitivamente.


As células vivas, que dão força e aspecto bonito ao seu exterior só podem ser alimentadas através do seu sangue. Não há como um fio de cabelo ou uma unha crescer mais apenas passando um xampu, ou um esmalte que dizem que nutrem desde a raiz, o que não é verdade. Assim como também substâncias hidratantes nunca atingem a pele viva, já que a pele mais exterior é uma pele morta cheia de queratina impermeável, o que impede que tenha absorção de nutrientes por contato exterior.

Porém, é fundamental os cuidados exteriores também para que se amenize as agressões do ambiente, utilizando filtros solares superiores a FPS15, assim como também sempre manter hidratada essa pele superficial, para que não rache e cause incômodos. Lavar com sabonetes direcionados para o tipo de pele e região deve ser uma atitude constante para manter aspecto saudável da pele.

E sempre visite seu dermatologista para saber o que pode e não pode de acordo com a sua pele, ainda mais se qualquer uma dessas dicas não surtir efeitos positivos.

Vale ponderar sobre algumas das informações, já que são incompatíveis com o padrão da higiene japonesa, que utiliza o banho de ofurô a temperaturas acima dos 40ºC por períodos de imersão em torno dos 30 minutos para relaxamento, sendo que antes do mergulho do corpo, os japoneses limpam a pele profundamente, utilizam esfoliação através de panos de banho, as nylon towels, e mesmo assim esse povo é considerado um dos mais longevos dos humanos, sem sequer apresentar os inúmeros problemas listados pela maioria dos dermatologistas brasileiros. Claro, a genética e a alimentação popular é bem diferenciada da brasileira, o que ajuda a esse povo ter tão bonita aparência de pele.

Por isso, cuide-se! Afinal, o importante é sentir-se bem com sua aparência e é mais fácil cuidar do que remediar.

Encontro vocês no próximo post e em todas as outras redes sociais. Só procurar por FashionLih!

Sejam sempre bem vindos ao mundo Fashion Lih!

Nenhum comentário :

Postar um comentário