quarta-feira, 13 de abril de 2016

Tendências :: Cortes e cores de cabelos femininos para Inverno 2016

Olá Mundo Fashion Lih!!

O segundo post da série Tendências chegou trazendo informações e dicas sobre os cabelos que farão sucesso na próxima estação. Para o frio, novidades que vieram de inspiração dos cabeleireiros famosos em alguns desfiles de modas estarão presentes, mas alguns cortes são apenas uma atualização do inverno passado.

Existem diversos cortes de cabelo para inspirar a mudança do visual, ainda mais porque no verão os fios sofrem bastante agressão do sol, água do mar e do suor, o que pode ser um estímulo a mais para mudar e cortar as madeixas.

Siga algumas das principais apostas dos salões renomados para cortes e cores nesse inverno.


:: Cortes ::

Corte desfiado

Desfiado

Esse estilo de corte é para mulheres de estilo mais despojado e livre e remete muito aos anos 1980, nos movimentos gótico e punk, e pode também ser observado nas tendências de looks e cores casuais, como as comentadas no post anterior.

Combina com rostos quadrados e, no caso dos redondos, deve ser feita uma franja maior.

A diferença entre repicado e desfiado é que o primeiro aumenta o volume, por serem feitas camadas curtas em cima do cabelo, e o segundo diminui, pela irregularidade nas pontas.
Corte Joãozinho

Curtíssimo com pontas desconectadas

Conhecido também como Joãozinho ou Pixie, esse estilo remete às décadas de 1960, com Audrey Hepburn. Por isso, é um corte que requer personalidade e força da feminilidade, ao destacar as feições faciais e, principalmente, o olhar, tendo seu visual como uma desconstrução da influência masculina, e vem ganhando a preferência de muitas outras famosas, como Beyoncé, Charlize Theron, Rihanna e Emma Watson, e de muitas mulheres, por ser prático, confortável e versátil.

Normalmente adotado por mulheres de cabelos lisos, não requerer muito tempo para cuidar e é ideal para mulheres que não dispõe de muito tempo no dia a dia, podendo ser usado tanto casualmente, quanto em gala.

Combina com rostos ovais, quadrados e triangulares.



Corte Chanel com cachos

Bob Cut

Esse corte, imortalizado pela Chanel, é indicado para mulheres que tem cabelos mais volumosos, ondulados ou encaracolado e deve ser feito a altura entre a orelha e o ombro, não podendo ser desfiado para não retirar o peso dos cabelos, e em camadas, para que o volume seja distribuído de forma harmônica.

Um corte, que confere um ar de modernidade, é conhecido como Chanel bicudo, podendo serem assimétricas as franjas, a fim de permitir um quê mais sedutor, ou simétricas, para um ar mais clássico.

Quando mais curto na nuca, combina com mulheres de rostos redondos, quadrados e largos, e recomenda-se usar com uma franja longa para afinar o rosto. Já em rostos ovais ou em formato de triângulo, a preferência é para um corte menos bicudo e com menos camadas, podendo variar o comprimento entre lóbulo da orelha e o queixo, permitindo franja reta, curta acima das sobrancelhas, ou com mais camadas, com o comprimento do cabelo abaixo do queixo, permitindo cachos bem definidos.
Existem várias possibilidades de corte Bob, variando sempre no comprimento da franja, da lateral e da nuca, no corte simétrico ou assimétrico e mantendo camadas e sem desfiar, considerando entre o cabelo curtíssimo e médio.
Camadas quadradas

Curtíssimo em camadas quadradas

É um corte curto, que cobre a orelha com uma leve costeleta e representa um corte tradicional que é voltado pra aquelas mulheres que sentem vontade de ter um cabelo mais curto mas nunca se aventuraram, deixando um ar discreto e elegante.

Versátil e similar ao Joãozinho, porém difere por permitir criar penteados sem muita dificuldade, utilizando pomadas para cabelo e afins.

Combina com rostos mais delicados e linhas de ângulo suaves.


Camadas nas pontas

Longo com camadas nas pontas

Por ser um corte versátil, permite vários tipos de modelagem durante a escovação. Ideal para quem quer fugir dos cortes retos, por dar um balanço aos cabelos e ao mesmo tempo que suaviza o volume.

Existem diversas formas de camadas, todas para dar a sensação de comprimento aos cabelos longos e volume para os cabelos curtos, e geralmente permitem leveza ao cabelo.

Indicado a cabelos que precisam aparentar mais fortes e também para pessoas que apreciam ondulação no cabelo, já que o corte favorece o fortalecimento, por se cortar as pontas enfraquecidas pelo crescimento, agressões químicas e ambientais, mas mantendo o comprimento. Esse procedimento faz com que naturalmente o cabelo retraia e ganhe as ondas.
Por se retirar pontas, o cabelo aparentemente cresce mais lentamente (o crescimento é igual, apenas parece que demora mais para se atingir um tamanho) e é recomendável corte reto alternadamente para que o cabelo mantenha o aspecto de saudável (o que favorece ainda mais a sensação de crescer muito mais devagar).
Franja reta

Longo de franja reta

Esse tipo de franja que vem com tudo nesse inverno, sobre tudo se for com franjas longas próximas aos olhos. Uma das razões para se adotar a franja reta no inverno é que não tem o calor para fazer o suor escorrer pela testa e causar desconforto pelos fios úmidos e grudentos, criando um ambiente perfeito para aparecimento de acnes.

Vale apena investir nesse tipo de corte quando se possui formato facial quadrado, oval ou de coração, pois emoldura o rosto, dando maior ênfase ao centro do rosto, enquanto o resto fica "escondido", o que dá a sensação de reduzir a lateral, lembrando que, quanto maiores as laterais da franja forem, mais alonga o rosto.


Camadas volumosas

Médio com camadas volumosas

Ideal para quem tem cabelos muito finos, esse corte permite um aspecto de mais volume, com praticidade de criar penteados facilitado com o uso de cremes para fixação suave, como mousse e pomada.

Geralmente aplica-se as camadas em cabelos mais finos por serem fios que passaram por química, ou ser um cabelo mais enfraquecido ou envelhecido, e esse corte dá a sensação de luminosidade e preenchimento, o que causa o aspecto de volume maior.

Por ser para cabelos médios, a variedade de penteados e de usos é reduzida, mas ainda assim permite a alternância facilmente do casual para o elegante.
Para mulheres que gostam de um ar mais menininha, girly, esse tipo de corte também serve, pois remete à transição do cabelo infantil para o adolescente.

Undercut e Sidecut

Esses dois cortes são bons para mulheres e garotas que queiram radicalizar na aparência, saindo do estilo predominante feminino, já que esses tipos de cortes eram relacionados ao mundo masculino. Nos anos 1980, o cenário de efervescência cultural permitiram que alguns nichos tivessem suas identidades associadas às aparências (roupas, maquiagens, acessórios e inclusive cortes de cabelo) e o cabelo raspado com máquina em mulheres tornou-se uma desses símbolos de identidade.

Com o movimento punk, new wave e outros mais, o corte radicalizava, mas ainda a adoção era pequena por razões culturais e sociais. O renascimento da "tosa", nos anos 2000 a 2010, veio com a força dos movimentos indies, alternativos, que fizeram que figurar famosas aderissem aos cortes, incentivando a "rebeldia" de muitas outras mulheres.

A adoção de ambos cortes ainda não é equilibrado, sendo que o sidecut é muito mais solicitado nos salões de cabelo pelas mulheres pelo simples fato de que é mais fácil de disfarçar o lado raspado, jogando-se o cabelo comprido por cima e, assim, esconder a "rebeldia", no momentos em que se deseja isso. Com o undercut, esse processo não é possível com a mesma facilidade.

Entenda, agora, as particularidades de cada um desses dois cuts:


O Sidecut

Nesse cut, a raspagem dos cabelos, é feita na lateral da cabeça não é recomendado para quem tenha rosto redondo, nem para quem tenha cabelo muito fino ou ralo

Outro cuidado é na hora de retocar o corte do cabelo, que pode causar o aumento da área raspada< A raspagem pode ser feita em apenas um dos lados, para ir com calma na mudança de aparência, permitindo esconder o lado cortado com o cabelo sendo jogado por cima, ou nos dois, se aproximando estilo do corte cortina Em qualquer dos lados, ou em ambos, o corte tende a ser desfiado, sem camadas, para que mantenha um ar mais despojado e leve, mais rebelde, sem perder o glamour. E o corte já é aceito em eventos mais sociais, sem causar estranheza, o que mostra que foi incorporado democraticamente nos estilos femininos.



Corte Undercut

O Undercut

O undercut se preza por ser um corte ainda mais radical que o sidecut, já que deixará a nuca e as laterais da cabeça descobertas, podendo ser utilizado mais amplamente por diversos tipos de cabelos e formatos de rosto, com raspagem acima do nível das têmporas.

Este corte foi muito associado ao militarismo, por se aproximar ao jeito do corte "reco", que no inglês é chamado de buzzcut (corte com máquina, literalmente) com o diferencial do comprimento do cabelo central ser maior, muitas vezes assimétrico e com camadas. Também há quem pode pensar que esse corte seja uma releitura do moicano, por ter também uma raspagem alta. É as mais recatadas podem pensar que esse corte é uma alusão à androginia, fusão das características masculinas e femininas, sem uma definição clara da predominância de um lado sexual.

Ao assumir este tipo de corte, a mulher tende a mostrar mais força e estilo nas maquiagens e roupas, além de ser um incentivo por se desenvolver o lado feminino não visível, o que pode ser interpretado como independência, personalidade intensa e delicadeza.

:: Cores ::

Para se completar a mudança do visual para seguir as tendências desse inverno 2016, nada melhor do que também dar uma cor e o tom de pele com que a cor combina.

Preto azulado
Preto Azulado
Essa cor é super indicada para mulheres de pele morena a negra, pois destaca ainda mais sua beleza, sem deixar artificial. Já para as morenas de pele mais clara o ideal seria tingir os cabelos com um tom de castanho escuro.

Pode ser em qualquer tipo de corte.


Ruivo intenso
Ruivo Intenso
No Brasil a população de ruivos naturais é menos que 1%, mas nesse inverno os tons de ruivos estarão em alta nos tons mais intensos e acobreados, que caem muito bem em pessoas de pele bem clara. O diferencial fica com as que têm olhos claros. Mas vale ressaltar que deve ser feita uma cobertura geral dos fios, pois as mechas acobreadas estão ficaram nas estações passadas.

Tendente aos cabelos médios e longos e cortes bob.

castanho claro dourado
Castanho Claro Dourado
A mistura de loiro natural com castanho é uma tendência norte americana, ideal para quem quer começar aos poucos a clarear os cabelos, casando muito bem a peles de tons claras a bronzeadas leve.

Cai muito bem em longos sidecuts, com camadas volumosas e desfiados.


Castanho claro
Castanho Claro
As tonalidades natural estão muito em alta, isso significa que tons chocolate, mel, loiros platinados, avermelhados ou castanhos muito fechados (tingidos) devem ser substituídos por tons mais naturais, em tons de pele caucasiana. Mas para que pareçam naturais devem ser retocados mensalmente.

Perfeito para todos os cuts e em qualquer comprimento.

Dois Tons
Dois Tons
Forte moda na Europa, trata-se de uma brincadeira com tons, como por exemplo, um natural e outro mais fantasia, por exemplo, castanho claro com vermelho nas pontas, preto com as pontas mais claras, ou outras mais infinitas combinações de cores, com transições suaves, mas não ombre. O resultado, ao prender com rabo de cavalo, fica ainda mais interessante.

Inevitável associar aos cabelos de comprimento longo, com preferência ao sidecut e ao com camadas nas pontas.




:: Preparada ::

Estou já preparada para o Inverno 2016, com meu Modern Shingle Bob Cut, ou simplesmente corte Chanel bicudo, no tom ruivo acobreado! E estou postando sempre mais dicas e informações de cuidados do cabelo diariamente pelo meu Snapchat!

Espero vocês no próximo post ou no meu snap!

Beijos e sejam sempre bem vindos ao mundo Fashion Lih!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário