quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Alongamento de Unhas - Parte 4 - unhas de seda

Como já comentado nos posts anteriores sobre unhas e alongamentos, as unhas foram e continuam sendo sinônimo de beleza, status social, delicadeza e feminilidade. E quem não gosta de ter unhas bonitas e bem cuidadas?

Neste post serão apresentadas as unhas de fibra de seda, sendo mais uma opção de manter as unhas cuidadas e auxiliando no crescimento e fortalecimento.

Importante ressaltar que, assim como os demais alongamentos deve ser feito por profissional especializado, para evitar danos as unhas naturais.


Unhas de Seda


Unhas de seda ou nail wrap
A seda em questão é uma malha de resina acrílica semelhante a malha de seda natural, para ser fixada com uma camada de gel nas unhas no melhor estilo ponteira. A malha é comparada à seda devido ao fio bem fino, translúcido e muito resistente e proporcionam uma aparência muito natural e delicada por isso sem aspecto de unhas postiças. Por isso, essa técnica permite que as mulheres possam ficar sem esmalte sem perder a naturalidade das unhas.

Esse método é utilizado em casos em que se deseja proteger as unhas, em casos de pequenos alongamentos, em casos de pessoas que roem as unhas e também em casos de alergia às colas de unhas postiças, pois esse método não utiliza esse tipo de adesivo. O que mantém a fibra é somente o gel base aplicado.

Esta técnica nasceu no início dos anos 1980, quando a moda demandava moldes finos para fortalecimento das unhas, com a utilização de moldes de papel, fibra de vidro, seda e um tanto de vários tipos de tecidos, sem a necessidade do alongamento e com boa aceitação de esmaltes. A técnica é chamada de "nail wrap", ou, em português, "embrulho de unha". Ela não emplacou por conta da popularidade das unhas acrílicas que nasciam na mesma época, tais como as tips, unhas em gel e unhas de porcelana, porque elas têm maior facilidade no alongamento e também boa resistência e boa aceitação na esmaltação.


As tips são ponteiras acrílicas cunhadas com aparência de unhas para serem coladas do meio para as pontas das unhas ou somente nas pontas. Do inglês, "tip" significa beira, fim.

Uma das formas em que se encontra
a fibra adesiva de seda
Porém, com o aspecto de unha postiça em muitas das finalizações nas técnicas de unhas acrílicas, a técnica nail wrap tem recuperado espaço e fôlego por conta de sua cobertura natural e sem causar danos à unha natural, como também uma forma de transição de remoção de alongamento com tips para unhas naturais, já que a nail wrap serve como proteção das unhas enfraquecidas e quebradiças. Devido ao alongamento acrílico, muitas vezes as mulheres acabam adquirindo hábitos de não ter cuidado ao bater as unhas, o que pode gerar complicações depois de se remover o alongamento, já que o lixamento para preparação da unha e para nivelar as unhas e tips causam enfraquecimento da unha.

:: Como são feitas ::

Toda aplicação de malha pela técnica nail wrap se inicia com a retirada do brilho das unhas com uma lixa, limpeza dos resíduos e secagem das unhas com álcool 70% e aplicação do primer para cuidados da unha com função de gel base pela unha inteira.

Primer, do inglês pronúncia "práimer" significando "fundo" ou "primário", é uma substância que prepara uma superfície (no caso aqui a unha, mas também existem primers para pele, parede, metais etc.) permitindo aderência entre o que vem depois com a superfície.

Então, corta-se um pedaço da seda (malha de resina acrílica com adesivo) e deposita na unha para aderir à unha com o gel. Se o intuito for de alongar, o ideal será depositar duas camadas de seda juntas para maior sustentação do alongamento. Corta-se os excessos laterais com tesoura pequena e aplica-se uma camada de gel base ou cola bem fina, moldando a curvatura da unha antes de secar.

Assim, poderá ser aplicada mais uma ou duas outras camadas de seda da base da unha até depois da ponta, intercaladas com gel ou cola em camadas finas para dar sustentação e resistência extra, cortando-se os excessos laterais da seda para melhor acabamento. E, para melhor finalização, também é aplicado uma camada de gel ou cola na parte debaixo da unha.

Alongamento só com a seda
Vale lembrar que usar esse apenas a seda para alongamento permite uma unha fina e resistente como unha natural, mas não tão comprida o quanto se conseguiria com uma tip por questões de fixação e de firmeza.



:: Usando tip ::

Não é o processo mais comum, fazer a união de alongamento com tips utilizando a técnica nail wrap, já que esta permite um alongamento, apesar de curto, das unhas. Porém, para atingir um público que busca unhas mais trabalhadas, há a possibilidade sim da união.

O trabalho inicial da unha para o alongamento com tip se mantém como já mencionado nos posts anteriores sobre alongamento. Basicamente é escolher e preparar a tip, preparar a unha removendo imperfeições e impurezas com lixa, álcool e primer, e colar a unha com a tip.

Aplicando camada de cola na seda em cima da tip.
Com a tip nivelada, aplica-se o gel base ou cola por toda a extensão, desde a base da unha até a ponta, e deposita-se a malha de seda, cobrindo tudo. Remove-se os excessos da seda cortando, e aplica-se outra camada fina de gel base ou cola. E repete-se camada a camada, seda e gel, por três a quatro vezes total.

Essa malha acrílica pode simplesmente ser utilizada para proteger unhas frágeis e quebradiças, formando uma espécie de "escudo" nas unhas, e por isso pode ser aplicada em qualquer comprimento de unha.

Em seguida promove-se o acabamento com lixas para retirar as imperfeições e esmalta-se normalmente.

Finaliza-se com uma camada de top coat ou gel de brilho. Elas podem ser ainda decoradas livremente. Alguns profissionais indicam esmaltes e top coats que contenham em sua composição o Nylon, por uma melhor aderência a fibra, aumentando a resistência da unha e protegendo ainda mais o conjunto.

Para remover a fibra, tanto em casos de alongamento com tip ou de aplicação direta sobre as unhas, basta embeber um pedaço de algodão em acetona colocá-lo sobre a unha, envolvendo com papel alumínio por alguns minutos.


:: Duração e manutenção::

Semelhante aos demais tipos de alongamentos de unhas, variando entre 7 a 21 dias, dependendo do crescimento das unhas naturais, sem necessidade de retoques. Não é uma unha que permita manutenções só na parte que precisa, sendo necessária, muitas vezes, a remoção da unha de seda anterior para refazer o processo na unha crescida.

Porém, por ter um acabamento fino, no caso da aplicação sem tip, a diferença da parte com a seda e sem é bem pequena, muitas vezes permitindo o disfarce do degrau com a aplicação de alguma cobertura ou esmalte nivelador, ou mesmo com o processo de nivelação com lixas, apesar de não ser muito recomendável esta forma, por poder causar enfraquecimento das unhas naturais.

Há relatos, aliás, de pessoas que conseguiram manter por mais de dois meses a mesma seda.

Para reaplicar esmalte, recomenda-se remover o anterior com removedor sem acetona, já que o gel base ou cola se dissolve.


A técnica pode ser oferecida com outros nomes, como unhas de fibra de vidro ou unhas de linho, por exemplo.

Por hoje é só.

O próximo da série será o resumo, comparativo e diferenças.

Vejo vocês no próximo post!
Sejam sempre bem vindos ao mundo Fashion Lih!


Nenhum comentário :

Postar um comentário