quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Alongamento de Unhas - Parte 1 - unhas naturais e nail art

Será iniciada uma série de posts para falar sobre unhas e, em particular, das formas principais de alongamento de unhas, tratando de explicar as diferenças, para que servem, precauções e outras informações que são interessantes.

Como tenho feito testes de alongamentos por aqui em Foz do Iguaçu, cidade onde estou morando atualmente, estou aprendendo muito e vendo o quanto falta de informações na vasta maioria de publicações que encontro na Internet sobre o tema.

E sempre que possível pesquisarei sobre a saúde, reações, prós e contras e detalhes que serão úteis para todas, desde para quem seja leiga total no assunto até para profissionais da área que busquem informações complementares!


Unhas Naturais

Unha é uma estrutura proteica composta de queratina produzida por glândulas localizadas nas pontas dos dedos. As unhas das mãos costumam crescer aproximadamente quatro vezes mais rápido em relação as unhas dos pés, sendo que as das mãos crescem por mês cerca de três milímetros.

Apesar de serem uma parte sem vida do corpo, possuem várias funções como proteção da ponta dos dedos e dar firmeza e aderência aos dedos, além das funções decorativas que nós, loucas por esmaltes, tanto apreciamos!

Porém, antes de continuarmos, é imprescindível ter bons cuidados de saúde para manter as unhas fortes e saudáveis. Assim como o cabelo, a origem da unha é abaixo da derme, onde cremes tópicos não conseguem atingir a origem, nem nutrir a unha.

Então, uma alimentação balanceada e bem feita e uma vida sem estresse e ansiedade são a melhor forma de se ter unhas lindas. Mas há alguns acometimentos que interferem também na saúde dessa parte tão adorada, como traumatismos (batidas, pancadas, marteladas, cortes etc.), utilização de calçados inadequados (causando unhas encravadas nos pés), pressão alta (deixando as unhas sem brilho e, às vezes, causando quedas delas), umidade e sudorese (dando oportunidade para infecções por fungos ou por bactérias, deformando-as e causando inchaços e vermelhidão, além de poder também causar quedas das unhas).

Outros problemas que podem interferir na saúde da unha são o ato de roê-las, muitas vezes consequência de estresse e ansiedade descontrolados, e a utilização de materiais compartilhados contaminados, prejudicando o crescimento e favorecimento de infecções de várias ordens.


:: sempre utilizar materiais esterilizados ::


Nail Art

Nail Art, ou "decoração de unhas" ("nail", pronunciado "nêil", do inglês, pode ser traduzido como unha e como prego, criando erros de traduções grotescos em muitos blogs por aí) é um conceito utilizado na estética de unhas, que engloba o design de formato, coloração, aplicação de decalques ou de desenhos, além de técnicas específicas para a pintura das unhas.

:: História ::


Alongamento de Unhas
Alongamento de unhas


Os primeiros registros das unhas decoradas são da Babilônia antiga, mais de 5000 anos AC, quando as cores definiam a qual classe social os homens participavam. Homens, masculino, macho. Sim, eles! Os de classe social mais elevada usavam preto e os de classe intermediária usavam verde. No Egito antigo, até 3000 anos AC, as mulheres também se distinguiam de classes sociais pelas cores usadas, usando henna, insetos moídos e até ouro, entre outros materiais.

As unhas longas no decorrer da história foram se estabelecendo como símbolo de feminilidade e de riqueza. Isso porque apenas mulheres que não se sujeitassem ao trabalho braçal e que tivessem empregados que pudessem fazer as atividades manuais por elas poderiam manter as unhas decoradas. E usavam de tudo para que parecessem o mais caro possível, gerando muitas vezes ou beleza ou uma unha pouco prática, puramente decorativa.

Com o passar do tempo, as técnicas foram se diversificando e a utilização e funções da arte foram ganhando outras características e se barateando até se tornarem conhecidos como atualmente.

As unhas postiças, sejam em gel, acrílicas e fibra de vidro, dentre outras, existem a cerca de 60 anos no mercado mundial, sendo que no Brasil se popularizaram um pouco mais de 20 anos atrás. O mercado brasileiro de estética de unhas é um dos que mais crescem atualmente e vem conquistando cada vez um maior numero de adeptas porque permite às mulheres se sentirem femininas, sensuais e poderosas, já que as unhas com boa aparência estão associadas à dificuldade de mantê-las saudáveis e compridas.

Seja devido à falta de tempo, seja por problemas de saúde da unhas, seja por questões de higiene em alguns trabalhos, a dificuldade em ter um crescimento satisfatório das unhas, as nail arts de alongamento surgiram como opção acessível à maioria das pessoas por existirem diversas técnicas bem mais rápidas dos que meios naturais.

Em 1954, o americano Fred Slack, um renomado dentista da época, após quebra da unha de seu polegar durante o trabalho, criou a primeira unha artificial com material acrílico dentário e um pedaço de folha de alumínio, para uma substituição temporária e de aparência bastante realista. Percebendo o potencial de sua descoberta, testou diferentes materiais na tentativa de aperfeiçoar sua invenção e, juntamente com seu irmão Tom, criou a empresa NAILS, que hoje é conhecida pelo nome de NSI nail. Por mais de 50 anos sua família, que também são controladores da AMCO (uma indústria farmacêutica internacional), tem sido os pioneiros no desenvolvimento e fabricação de vários produtos para a indústria de unhas profissionais.

Hoje em dia, unhas alongadas são sinônimo de estética cada vez mais aperfeiçoadas para que sua aparência seja o mais próximo das naturais.



Sejam sempre bem vindos ao mundo Fashion Lih!

Beijos e até o próximo post: unhas de porcelana!

Nenhum comentário :

Postar um comentário