sábado, 22 de junho de 2013

Moda Sustentável

Eco Fashion
Moda sustentável é um conceito definido por metodologias de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente, isto é, a criação de roupas e acessórios sem prejudicar o ecossistema que existe ao redor das linhas de produção. Este conceito conhecido como eco fashion se aplica a toda a cadeia de produção, desde a obtenção da matéria prima até a entrega do produto, avaliando-se também toda a cadeia de distribuição e respeitando as leis trabalhistas e a cooperação entre o produtor e a comunidade local.


Ser sustentável

Não basta separar o lixo orgânico do reciclável para dizer que é sustentável. É preciso vestir a camisa da sustentabilidade para se viver num lugar melhor. E isso está cada vez mais fácil porque ser ecologicamente correto deixou de ser tendência e moda para se tornar hábitos rotineiros.

A indústria da moda deixa grandes marcas no meio ambiente, que vão desde pesticidas usados em plantações de algodão, passando por resíduos químicos de tingimento, até o impacto de descarte dos produtos fora de moda, além de fazerem o uso excessivo de diversos produtos químicos nocivos. A exemplo, o algodão que não é orgânico requer 0,15 gramas de produtos químicos para apenas uma camiseta. Parece pouco, mas quantas camisetas são produzidas diariamente para abastecer um mercado consumidor como o da cidade de São Paulo?

Por isso, existem já lojas e marcas se especializando
Produtos fabricados a base de fibras orgânicas
na busca por alternativas menos danosas ao meio ambiente, criando fibras orgânicas, tecidos com selos de qualidade e diminuindo a distância entre a produção e o consumidor, o que resulta em menor emissão de carbono, de produtos químicos e gera um comércio justo entre todos os envolvidos. A moda verde se originou na Europa e hoje tem agradado muitas empresas brasileiras, que começaram a trabalhar com materiais diferenciados pensando nos bens social e ambiental, como palha, seda e algodão orgânicos, couro de pirarucu, lona de eco juta, malhas feitas de PET recicladas ou de fibra de bambu, até mesmo de látex natural amazônico.

Peças desenvolvidas desta forma são consideradas parte do Fair Trade, um movimento social de âmbito internacional que busca a padronização no que pode ser considerado sustentável. E esta padronização garante a segurança de que a peça foi criada, produzida, transformada etc de forma a beneficiar todos os envolvidos, sem trabalho escravo, sem poluição, sem exploração, sem excesso.

Bolsas confeccionadas com reaproveitamentos de produtos
Ao se visar tal tipo de produto, a qualidade tende a ser maior, já que o feitio é voltado para evitar o desperdício e aumentar a vida útil. Por isso, são peças mais clássicas, sem sofrerem tantas influências de cores e cortes de uma moda passageira, o que sugere o uso da peça como coringa na composição de um look. E, por se tratarem de peças muitas vezes artesanais, são ajustáveis e reaproveitáveis dentro do estilo que se busca, ao se permitir uma personalização de cada item na hora da confecção. É o que se pode
chamar de estilo do artista ou da marca.

Esta vertente da moda tem sido uma afronta direta ao consumismo desenfreado que a própria moda criou, uma vez que esta se baseia no efêmero das coleções e da sua substituição do antigo por algo sempre novo. E isso só é possível pelo preço reduzido de produção. E as premissas da sustentabilidade são ser justo e ser ecologicamente correto, o que torna o produto mais caro por duas vias. Primeira é a redução dos agentes químicos, o que reduz a quantidade aproveitável a ser extraída da natureza, e segunda, o preço justo pago aos trabalhadores.

E, em meio às manifestações atuais pelo Brasil a fora, eis o dilema. Pagar mais barato para se ter o que se deseja, ou tentar o mais caro para o bem social? Esta reflexão é que irá determinar realmente o ser sustentável.

bjbj

2 comentários :

  1. Oi Eliana ,tudo bem?

    Será que somos parentes? posuimos o esmo sobrenome!rsrsrs

    gostei muito do blog e já estou seguindo,rsrs bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Eu estou, que bom que gostou do blog...ao qual sobrenome vc se refere? De onde você é? super beijo e obrigada pelo carinho.

      Excluir